Áreas de Atuação
Para a logoterapia, a necessidade mais profunda do ser humano, é ter sentido na vida.
Lidar com o luto e a perda de pessoas queridas
A perda de uma pessoa querida é uma parte inevitável da vida. Apesar do seu componente inevitável, raramente nos sentimos psicologicamente preparados para lidar com aquela dor emocional, com a confusão interna e o choque de uma despedida inesperada e quase sempre injusta.
Períodos de transição e mudanças na vida
A transição de vida envolve muitos aspectos relacionados ao nosso bem-estar emocional e que por isso, esses momentos ocorrem em diferentes momentos da nossa própria linha do tempo.
Descoberta de uma doença
Contar com o apoio psicológico pode ser a melhor forma de a pessoa aceitar a doença, e encará-la da melhor maneira. O profissional dará todo o suporte necessário ao paciente para que ele não se sinta sozinho nessa fase de sua vida, e possa enfrentá-la com mais força.
Burnout
A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas.
Depressão
Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.
Orientação profissional
O especialista inicialmente vai ajudar o paciente a ouvir a sua voz interior e a conhecer suas próprias habilidades e paixões.
NOSSOS TRATAMENTOS
Equilíbrio dos humores para a saúde do corpo e da mente
Trataremos de problemas de ordem prática, mas também temos a intenção de despertar a percepção de que há uma ordem na natureza cheia de significados.
Logoterapia
Podemos também chamá-la de “Psicoterapia do Sentido da Vida” reconhecida como a terceira escola vienense de psicoterapia. “É uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente e que se fundamenta empiricamente no sentido da vida.”
Vivemos num momento em que o homem vive numa busca constante pelo prazer, pela felicidade, pelo sucesso enquanto abate-se num vazio existencial profundo que vem acompanhado de uma possível tristeza, angústia e ansiedade, podendo se agravar para outros quadros mais sérios.
A logoterapia entende que o que impulsiona o homem é a vontade de sentido, e não a vontade de poder ou de prazer. A pessoa está em busca do propósito, da finalidade, e a análise existencial vai esforçar-se em levar o homem à consciência do seu ser responsável na descoberta do sentido da vida. Para a logoterapia, a necessidade mais profunda do ser humano, é de ter sentido na vida.
Um outro conceito importante da logoterapia é a concepção de sofrimento. Na história da humanidade o sofrimento sempre foi presente, seja através de guerras, pandemias, violência, pobreza etc. na nossa vida o sofrimento também pode estar presente através de uma doença, de uma tristeza profunda, de um casamento ou um relacionamento conturbado e/ou abusivo, de excesso de pensamentos que podem gerar medos e ansiedade, enfim, estamos expostos a muitas possibilidades. No entanto também podemos ser acometidos de um sofrimento inevitável, como por exemplo a perda de alguém que amamos. Para a logoterapia há nas emoções humanas uma profunda sabedoria, para além da racionalidade, e se a vida tem um sentido, o sofrimento igualmente o tem.
Psicologia Tomista
Estuda os movimentos interiores e operações da alma. Seu objetivo prático é a conquista da felicidade pelo amadurecimento e formação integral da personalidade pelas virtudes.
Se tomamos o termo “psicoterapia” em seu significado etimológico grego, se trata do “cuidado da alma”. Podemos dizer que a psicologia Tomista se ocupa de um retorno à sabedoria tradicional sobre a alma e pressupõe o desenvolvimento pleno da própria personalidade para a formação de virtudes. É através desse conhecimento profundo do ser, permitindo descobrir e suscitar o bem na pessoa que poderemos entender onde ela pode chegar.
Mentoria dos temperamentos
A teoria humoral é também conhecida como teoria dos temperamentos, uma ciência sólida e antiga, que data de 400 AC, e nos ajuda a conhecer nossa estrutura mineral para nos direcionar acertadamente perante a vida.
O objetivo da mentoria é, através de uma análise cuidadosa, ajudar a pessoa a identificar seu temperamento e tocar a essência do ser. Trataremos de problemas de ordem prática, mas também temos a intenção de despertar a percepção de que há uma ordem na natureza cheia de significados.
Ao longo de aproximadamente 90 minutos de orientação, vamos compreender como estamos inseridos nessa ordem natural e cheia de sentido. Vamos nos orientar nos quatro (4) elementos básicos da natureza, fogo, água, ar e terra e suas expressões de personalidade – colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico. Ao final,pretendemos que mais do que um rótulo de “sou colérico” ou “sou fleumática”, a pessoa adquira autoconhecimento com base sólida para lidar com a sua realidade. Finalmente vamos abordar o equilíbrio dos humores para a saúde do corpo e da mente através da alimentação e outras práticas.
Mentoria dos temperamentos
A teoria humoral é também conhecida como teoria dos temperamentos, uma ciência sólida e antiga, que data de 400 AC, e nos ajuda a conhecer nossa estrutura mineral para nos direcionar acertadamente perante a vida.
O objetivo da mentoria é, através de uma análise cuidadosa, ajudar a pessoa a identificar seu temperamento e tocar a essência do ser.
Trataremos de problemas de ordem prática, mas também temos a intenção de despertar a percepção de que há uma ordem na natureza cheia de significados.
Ao longo de aproximadamente 90 minutos de orientação, vamos compreender como estamos inseridos nessa ordem natural e cheia de sentido. Vamos nos orientar nos quatro (4) elementos básicos da natureza, fogo, água, ar e terra e suas expressões de personalidade – colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico.
Ao final,pretendemos que mais do que um rótulo de “sou colérico” ou “sou fleumática”, a pessoa adquira autoconhecimento com base sólida para lidar com a sua realidade. Finalmente vamos abordar o equilíbrio dos humores para a saúde do corpo e da mente através da alimentação e outras práticas.
Dê o primeiro passo
Situações como luto, sentimento de vazio existencial, solidão, tristeza, angústia, ansiedade
Ana Ruffo, terapeuta, atua na ótica da logoterapia, especialista em emoções, Master em PNL, certificada na Instituição Ítalo Marsili.